Quando o apostador brasileiro joga na MEGA-SENA, busca acertar para obter um certo conforto financeiro, mas normalmente sempre faz isso de forma equivocada e sem critério algum. Normalmente joga muito dinheiro fora e não leva em consideração as improbabilidades de ocorrência do evento.
Por exemplo, se jogarmos as dezenas 01-02-03-04-05-06, em sequência, poderemos até acertar, pois matematicamente as chances são iguais para qualquer combinação, ou seja, de uma em 50.063.860 para o prêmio principal, mas é improvável que seja exatamente essa combinação que levará o grande prêmio para o bolso do apostador. Outro exemplo: 11-22-33-44-55 (para a loteria QUINA). Isso provavelmente nunca irá ocorrer. Embora todas as combinações tenham a mesma chance de sair, devemos considerar certas particularidades para tornar o jogo mais interessante.
Se tomarmos 60 dezenas agrupadas 6 a 6, ou seja, matematicamente teremos C60,6 = 60!/((60-6)! x 6!), e considerarmos que deveremos acertar uma combinação, é essa combinação que será o resultado provável, de modo que teremos a relação entre o resultado favorável dividido pelos resultados possíveis.
Para que possamos jogar nas loterias brasileiras com eficiência, e não somente jogarmos dinheiro fora sem o devido critério estatístico ou matemático, lançamos mão de recursos da alta tecnologia e adotamos princípios lógicos para otimizar as apostas.
Por isso que desde os 18 anos utilizo sistemas de análise combinatória para jogos de loteria. E você me perguntará se já estou rico. Não. Mas pode ter certeza de que as chances de tirar pequenos prêmios ao longo de todos os concursos são bem mais acentuadas.
O primeiro sistema desenvolvido para jogos lotéricos que utilizei foi desenvolvido na antiga linguagem Basic, depois, comprei no mercado sistemas que me permitem estudar as estatísticas dos jogos, bem como lançá-los direto na impressora, já postos nos respectivos volantes.
E no mais, boa sorte!
Vandoís Baraúna
administrador do blog
Loteria ou lotaria é uma modalidade de jogo de azar que consiste no sorteio aleatório de dezenas numeradas em um universo de números pré-estabelecido. | |||
Os jogos de azar são jogos nos quais a possibilidade de ganhar ou perder não dependem da habilidade do jogador, mas sim exclusivamente do azar do apostador, encabeçando essa categoria temos a roleta. Daí que a maioria deles são jogos de apostas cujos prêmios estão determinados pela probabilidade estatística de acerto e a combinação escolhida. Enquanto a minoria são a probabilidade de obter a combinação correta combinado com o baixo percentual de recuperação, por isso, maiores são os prêmios. O dinheiro ganho ou perdido em um jogo de azar é determinado pelo EV (Expected Value) de uma aposta. Cada aposta pode gerar EV negativo (perda de dinheiro) ou positivo (ganho de dinheiro). Um exemplo simples de EV: imaginemos uma aposta que tem-se 25% de chance de ganhar e aposta-se 10 reais para ganhar 50 reais... o que aconteceria, matemáticamente falando? Perderia-se 10 reais 3 vezes (75%) e ganharia 50 numa quarta vez. Desses 50 tira-se os 30 perdidos nas primeiras apostas para obtermos um lucro de 20 reais. 20 reais divididos pelas 4 apostas significa que a CADA APOSTA o apostador teve um EV de +5 (20/4). Ou seja, mesmo perdendo as apostas iniciais, esse apostador estava na verdade ganhando dinheiro ao fazer a decisão correta, afinal, a longo prazo ele sai vencedor do jogo. Se ele jogasse esse jogo milhares ou centenas de milhares de vezes, ele ficaria rico. EV é o que carateriza o lucro do casino. Todos jogos de azar de um casino tem uma pequena vantagem para a banca, algo entre 0.5% e 3.5% (depende do jogo). Essa % de vantagem para banca gera um EV positivo para ela muito pequeno mas que, a longo prazo, gera lucro... Depois de 10.000, 50.000, 100.000 apostas, mesmo que a banca tenha perdido algumas, ela vai ter o lucro, pois está criando uma aposta de EV+ para si e EV- para os jogadores. O Pôquer não se caracteriza como um jogo de azar. Um estudo profundo do poquer nos permite saber que cada jogada que o jogador faz gera um EV. Se é positivo ou negativo depende pura e exclusivamente da habilidade do jogador. Ele pode fazer a decisão correta e perder, é claro, afinal as cartas que estão para vir são aleatórias, porém, após jogar por muitas e muitas mãos, fazendo decisões corretas (ou seja, decisões que gerem EV positivo para o jogador), a matemática 'protege' esse nosso jogador, anulando o fator "azar" que ele pode ter tido em um período curto de tempo mesmo fazendo decisões com EV+, e esse sai vencedor (como no exemplo em que mesmo o jogador fazendo jogadas EV+, perdeu 3 vezes seguidas os 10 reais. Mas a longo prazo, obteve lucro). Alguns jogos de azar típicos são os seguintes: - Cara ou coroa - Bingo - Dados - Jogos de baralho - Loteria - Pedra, Papel, Tesoura - Rifa - Roleta - Super Trunfo | |||
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